segunda-feira, 27 de junho de 2011

CONVERSA APIMENTADA















QUAL É A SUA GRAÇA? NÃO TEM MAIS GRAÇA...
Se tudo muda de geração a geração porque não mudariam os nomes?
De dez em dez anos haverá grandes transformações sociais,dizem os especialistas.Faz sentido.Os da minha geração viram essas coisas acontecerem desde a pílula que libertou a mulher até a Internet que liberou centenas de escritores.
Porque não mudariam os  nomes ?Estou falando de nomes próprios ,é claro,embora alguns sejam bastante impróprios para o cidadão  obrigado  a  conviver com  eles toda a vida.  .
Antigamente,isto é ,outrora ,as moças em flor chamavam-se Margarida,Gardênia,Flora,Petúnia, Violeta; algumas chamavam-se Glória,Felicidade,Bela,Esperança.
Ah,e havia as  Marias :Maria da Natividade,Maria do Céu,Maria de Nazaré,Maria da Anunciação,Maria das Graças,Maria da Fé,entre outras.
Havia nomes mais pesados e pouco femininos como Gertrudes, Madalena, Odete, Regina , Estefânia, Anastácia,Joaquina, Escolástica, Capitolina, Duculina,esse um nome explosivo se a gente quisesse usar o diminutivo tão comum na Bahia .
Sobreviveram as Marinas , Marianas e Renatas.As Sílvias e as Lúcias,doces nomes cantados pelos poetas estão em baixa.Como as Lurdes e as Fátimas.
Mas,segundo o IBGE tudo isso mudou.
As moças em flor agora chamadas de gatas,minas, passaram a ser batizadas  de Ana ( o mais procurado na lista),Gabriela,Carolina,Thais,Talita,Fernanda,Flávia,Renata,Marcela,Jéssica,Mayara,Isabella etc.
Os homens deixaram para trás perdidos nas brumas do tempo os Manueis,Pedros,Paulos , Abelardos,Leonardos,Leopoldos,nomes masculinos de peso e respeito, Josés ( para onde foi meu bom José?) Antonios, Alexandres, Ubaldos,João,só ou acompanhado,como João Vicente,por exemplo,ambos fora de moda.
As grafias estrangeiras estão bombando  principalmente entre as classes menos escolarizadas.
Sobram os Maicon,Luca,Williams,Diego,Giovanni,Juan,Jean, e um tal de Luan que não sei de onde veio.Ainda temos o Thomas,Kauê,Jonathan...
Imbatíveis continuam os Renatos , Robertos , Brunos,  Marcelos e Felipes.
E por onde andará o Alberto,meu Deus e a doce Elizabete que sobreviveu americanizada  Elizabeth!?Nos anos quarenta ao se aproximar de uma bela donzela o cavalheiro perguntava:
-Qual é a sua graça?
-Graça,ela timidamente, respondia.
Hoje tudo isso perdeu a graça!











2 comentários: